domingo, 13 de março de 2011

Electricity - Orchestral Manoeuvres in the Dark (1979)

No embalo dos anos 1980. 
Hits que fizeram a história da Geração X


por Marcellus Nishimoto






Seguindo a tendência internacional do resgate dos "novos românticos" da década de 1980 iniciamos a sessão nostalgia e postamos o single Electricity do Orchestral Manoeuvres in the Dark. O som dos sintetizadores e a batida eletrônica dava seus primeiros passos a caminho do synthpop /new wave. A música foi lançada originalmente em 21 de maio de 1979, em Manchester, pela lendária Factory Records que também lançaria as bandas Joy Division e New Order.


O fundador e chefe do selo, Tony Wilson, queria regravar a canção Electricity e Almost (lado B do compacto) com Martin Zero, produtor da banda pós-punk Joy Division. Zero produziu as músicas nos estúdios Cargo em Rochdale. Os resultados foram apreciados por Wilson, mas não pela OMD. Ainda assim, após um breve debate entre a banda e Wilson, ele se comprometeu a lançar o single (em vinil) contendo a versão original de Electricity ​​no lado A e a versão de Almost, produzida por Zero, no lado B. 


É uma das canções mais populares e conhecidas da OMD, embora nunca tenha se tornado um hit em sua época. As três tentativas de torná-la um sucesso só alcançou a humilde (mas significativa para o grupo na época) 99ª posição, em 1979. Electricity apareceria depois no álbum de estréia da OMD e é regularmente apresentada em compilações da banda.


Esta canção foi inspirada pela música do The Teardrop Explodes Camera, Camera (1979) e pela música do Kraftwerk Radio-Activity (1975)

Escute em alto e bom som!







Orchestral Manoeuvres in the Dark - 1980's
Orchestral Manoeuvres In The Dark

Nenhum comentário:

Postar um comentário