Ideo Design |
O design thinking, criado pela empresa IDEO, há seis anos, é uma ferramenta que ajuda a empresa a pensar com a cabeça do consumidor. As aspirações do cliente são, então, decifradas e traduzidas em um objeto inovador, único. É como um design sob medida, não apenas pelo compromisso com a estética, mas, principalmente, pela funcionalidade. A essência desse processo de criação está em formular as perguntas certas. Para quem é esse produto? Quais são os concorrentes? Que hábitos e necessidades podemos identificar nas pessoas para diferenciar o portfólio? Todas essas questões podem ser resumidas em uma só sentença: de que produto as pessoas precisam? As respostas ajudarão os fabricantes a elaborarem uma estratégia eficaz de produção, distribuição e venda. O resultado deve seguir três requisitos. Precisa ser desejável, tecnicamente possível e mercadologicamente viável.
Os consumidores podem apontar suas necessidades, mas geralmente não têm a capacidade de imaginar o futuro. Esse desafio foi percebido há tempos pelos empresários. “Se eu tivesse perguntado o que os clientes queriam”, disse Henry Ford, inventor da linha de montagem industrial e da era do consumo de massa, “eles teriam escolhido um cavalo mais rápido.” No início do século passado, quando as cidades começavam a se expandir, as pessoas perceberam a necessidade de um meio de transporte mais veloz. Mas não tinham meios para chegar a uma solução inovadora.
Quatro passos para identificar as necessidades de se oferecer novos produtos
1º Apontar o problema. É a fase mais importante. A observação vai dizer do que as pessoas precisam, e não o que elas dizem que precisam. A pesquisa envolve necessariamente imersão no ambiente;
2º Considerar múltiplas perspectivas. O problema deve ser olhado de vários ângulos. Montar um time de profissionais é essencial. Mesmo que uma solução pareça óbvia, é preciso considerar outras variáveis;
3º Testar todas as opções. Qualquer possibilidade deve ser colocada à prova, por menos promissora que pareça. Muitas pequenas ideias podem ser combinadas até que se alcance um plano completo de ação;
4º Executar a melhor ideia. Os testes nessa última fase ficam mais críticos e intensos. Protótipos de soluções são criados. No final, o problema levantado no primeiro momento deve ser solucionado.
Saiba+ Design Thinking
O que é design thinking?
www.ideo.com/thinking
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