Marc Jacobs faz sua volta ao tempo e une a sexualidade com os anos do Pós-Segunda-Guerra.
Por Marcellus Nishimoto
Para as coleções de inverno 2011-12 da marca que leva seu nome e para a casa Louis Vuitton, Marc explora a figura sexy de cintura marcada do “New Look” de Christian Dior do fim dos anos 1940. Mas diferentemente da forma “A” das saias e vestidos da coleção de inverno passada da Louis Vuitton, a silhueta agora é próxima ao corpo. Para sua marca o aspecto retro-futurista vem na modelagem de alfaiataria uniformizada como se fossem pajens de hotel de luxo (os quepes presos à cabeça). Usa a combinação de materiais opacos com os brilhos de vinil e do lurex e renda misturados à lã. A saia lápis um palmo abaixo do joelho é a medida escolhida, casacos de ombro arredondado o shape definido. Nos pés botas de couro vinílico com saltos wedge de borracha branca de caráter esportivo. As estampas que percorrem toda a coleção são os tradicionais pois (pontos) em tamanhos exagerados e apresentados em inúmeras texturas. Nas mãos uma variedade de “doctor’s bags” em materiais brilhantes e opacos.
Mas o clima fetichista encontra seu auge na coleção da Louis Vuitton para o inverno 2011-12. Marc Jacobs une a fantasia sadomaso com shape carregado de feminilidade de Dior ao compor formas exageradamente marcadas e sexuais. Algemas, luvas de couro, máscaras, sapatos de couro brilhante (quase látex) de salto altíssimo, calças de montaria, transparências, meias 7/8 formam o repertório inerente ao ambiente dominatrix a la Betty Page que Jacobs trabalha com luxo. A motorista, a empregada, a governanta, a estudante são embaladas na estética pin up dos anos 1940-50 com a cintura em corselet, os ombros marcados e a saia justa ao corpo. Destaque para as blusas e saias de maxi-paetês brilhantes, as clássicas bolsas-valise em trapézio invertido e os casacos florais brancos com aplicações em preto. A cartela de cores são preto, bordeaux, cinza, azul marinho, cereja, verde-musgo, camelo e lavanda em tecidos que vão do tweed, da lã, da musselina ao vinil, peles e veludo. Marc Jacobs vasculha o guarda-roupa do passado e constrói um presente mais uma vez cheio de desejo fashion.
O famoso conjunto new look "Bar" de shantung de seda com crepe de lã de Christian Dior - 1947 |
Revista Glamour 1952 |
Cristobal Balenciaga 1950 |
Modelo Dovima 1952 |
Pin up de Gil Elvgren - 1950's |
Betty Page nos 1950's |
Fotos: Divugação/GettyImages/GoRunway.com
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