Os oitentismos de Madonna são inspiração literal para o feminino de Domenico e Stefano.
Por Marcellus Nishimoto
Ela continua mesmo grande referência quando se pensa em excessos de uma década emoldurada por yuppies e punks e góticos. Se nos anos 1970 o terno fit de Yves Saint Laureant dava poder as mulheres, nos 80 dava passagem para a alfaiataria retrô de Giorgio Armani e seus ombros poderosos com mangas dobradas. Era a energia over da geração X que, na falta de ídolos fortes que inspirassem aquela juventude pós Woodstock, buscou no modelo dos anos 50 o inconformado beatnik, as curvas de Marilyn Monroe e o estilo rebelde-sem-causa dos teddy boys uma imagem que se encaixasse num mundo tão resignado. E foi nas extravagâncias visuais de Madonna que a estética jovem encontrou quem revivesse o papel de novo romântico.
Criadora de músicas importantes da década de 1980, ao lado de Michael Jackson, a rainha do pop construiu um visual bem de acordo com os desejos dessa geração. A mulher poderosa de que se vestia de garoto para ter liberdade e voz ou o mimetismo da imagem curvilínea e frágil que Marilyn imortalizou nos sonhos dos homens. Madonna como camaleão, viveu essa ambiguidade e reproduziu em massa nos vídeos da MTV sua versão revisitada dos 50’s.
Dolce & Gabbana traz também para o inverno 2011-12 a dualidade de Madonna e seu guarda-roupa vintage de estrela pop. E o masculino e feminino ao mesmo tempo. Ela/ele do clip Open Your Heart (1986) e Ele/ela de Who’s That Gril (1987) são inspirações quase literais para a coleção. Calças de alfaiataria justas com cavalos baixos e com barras curtas em contraponto ao blazer comprido (ternos zoot); camisas brancas; vestidos-colete ou justos, drapeados, estrelados; casacos de paetê como cantores de Las Vegas; chapéus de aba curta Borsalino; stiletto com meias pretas; sapatos oxford; pochetes-bolsa; suspensórios; animal prints, notas musicais; rendas aplicadas sobre lã; pretos e brancos entremeados por pontos de rosa Pantone, amarelo-ovo e azul claro; Garotas-garotos como os 1950’s boysband e bombshells de lingeries aparentes.
Talvez literal demais a proposta da marca. Talvez repetitivo um tanto nos prints e shapes. Mas urbano e divertido se imaginarmos que meninas ficam tão a vontade vestidas de meninos. Senão garotinhos querendo ser homens.
Dolce & Gabbana - Fall 2011-12 |
Dolce & Gabbana - Fall 2011-12 |
Dolce & Gabbana - Fall 2011-12 |
Dolce & Gabbana - Fall 2011-12 |
Madonna - Open Your Heart - 1986 |
Madonna - 1987 |
Imagens: Divulgação/GoRunway.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário