Por Rafael Barifouse
O Facebook acaba de lançar uma nova ferramenta de geolocalização, o Facebook Places, com a qual é possível compartilhar pelo smartphone com seus amigos da rede social onde você está e quem está com você, além de ver dicas deixadas por outros usuários (mais informações aqui) . Com isso, a maior rede social do mundo entra em um embate direto com o FourSquare, serviço pioneiro na nova onda da geolocalização que vem tomando a internet de assalto desde o início do ano passado.
O Places pode ser integrado com outros serviços do gênero, como o FourSquare e o Gowalla, mas também reduz a necessidade dos seus 500 milhões de usuários de utilizarem a concorrência. “Agora o Facebook é o serviço de geolocalização mais importante do mercado”, diz Michael Gartenberg, da consultoria de tecnologia especializada em redes sociais Altimeter Group. “O Facebook já é o centro da minha rede social para muitas atividades, então, é natural que adicione essa ferramenta.”
A nova ferramenta chega pouco tempo depois de vir à público que o Facebook tentou comprar o FourSquare por US$ 120 milhões, superando uma oferta de US$ 100 milhões feita pelo Yahoo. Mas o FourSquare queria US$ 150 milhões, o que minou a transação. Como resultado, o FourSquare optou por receber um investimento de US$ 20 milhões da firma Andreessen Horowitz, que avaliou o negócio em US$ 90 milhões.
Segundo analistas, a entrada definitiva do Facebook neste mercado é uma faca de dois gumes para a concorrência. Ao mesmo tempo em que leva a funcionalidade para o mercado de massa e a populariza, também força outros serviços a se diferenciarem e mostrarem um valor adicional para se manterem no ar.
Hoje um quarto dos usuários do Facebook já acessa o site por meio do smartphone, o que os torna candidatos ideais para a nova ferramenta. Para evitar problemas de privacidade enfrentados anteriormente pelo site de relacionamentos, o Places traz configurações de compartilhamento de informação claras. O usuário também precisa optar por usar o serviço, em vez dele ser lançado com algo padrão.
O Facebook tem planos de integrar anúncios à nova ferramenta em breve. Busca desta forma fazer parte de um mercado em expansão que pode gerar US$ 4,1 bilhões em receita com anúncios em 2015, segundo a consultoria Borrell Associates. A geolocalização é atraente para ações de marketing porque cria uma relação direta com o consumidor no momento em que ele está decidindo uma compra e de forma mais precisa de acordo com seus hábitos e interesses.
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