quinta-feira, 29 de julho de 2010

O poder do design

Jovens criam ONG que ajuda a transformar moradores de comunidades carentes em fabricantes de produtos com muito estilo
Por Karla Spotorno

A paraibana Francisca Oliveira tem um problema. Mas ele pode ser considerado um bom problema. Francisca trabalha como costureira em um pequeno empreendimento e lida com a dificuldade de não ter um chefe ou regras preestabelecidas a seguir. Aos 42 anos, costura bolsas, cestos, porta-lápis, estojos e acessórios usando lona plástica reaproveitada de banners. Os produtos levam a marca Cardume de Mães, grupo formado há cerca de quatro anos na periferia de São Paulo e que hoje vende para lojas como as da rede Tok&Stok e para empresas à procura de brindes e material de escritório. Francisca está começando seu próprio negócio.
Isso só foi possível porque conheceu a ONG Design Possível num centro comunitário de Campo Limpo, bairro da Zona Sul de São Paulo, onde mora. Criada por dois professores, em 2004, como um projeto de extensão das universidades Mackenzie, no Brasil, e de Firenze, na Itália, a ONG nasceu com o objetivo de aprimorar o design de peças produzidas por grupos de trabalho na periferia paulistana. Com um desenho mais atual e moderno, acreditam os fundadores da ONG, os produtos ganham maior apelo comercial, o que contribui para a geração de renda e a integração social das pessoas desempregadas dessas comunidades.

Saiba+ O poder do design
www.designpossivel.org

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